O trabalho de um artista concept

Vamos falar do famoso Concept Art (traduzindo ao pé da letra, Arte Conceitual). Não confundir por favor, com o Movimento Arte Conceitual da Arte Contemporânea na História da Arte. São coisas completamente diferentes.

“Concept art é a forma de ilustração na qual o objetivo principal é transportar uma representação visual de um design, idéia, e/ou modo para uso em filmes, video games, ou revistas/livros antes do produto final. Essa é uma designação relativamente nova, popularizada por artistas que trabalham no setor automobilístico e na indústria de jogos. Esse termo começou a ser usado desde 1930 pela indústria tradicional de animação na qual estavam sendo descritas imagens pintadas ou desenhadas que ilustravam a aparência, sentimento, design, cores, etc, do filme animado que estava sendo produzido. Concept art é também referida como “desenvolvimento visual”, na animação tradicional. O termo foi mais tarde adotado pela indústria de games. Essas ilustrações tornaram-se necessárias para o desenvolvimento de propriedades visuais.” (Fonte Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Concept_art )

Resumindo então, é isso. É a arte do design de referência para um objeto (armas, veículos, armaduras, equipamentos em geral) ou pessoas como um personagem ou criatura que não existem. Os que fazem concept art são chamados simplesmente de “concept artists”. O ponto central é: cumprir prazos.

É um trabalho que exige muito, e realmente toma tempo, mas que pode se tornar prazeroso, apesar de ainda assim você estar trabalhando para os outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *